A LER – O Festival do Leitor apresenta Circuito LER para VA-LER

O Circuito vai abranger 14 regiões do estado do Rio de Janeiro. 


Consolidada na cena literária, a LER – O Festival do Leitor chega à sua 4ª edição e ampliada para todo o estado do Rio de Janeiro com o Circuito LER PARA VA-LER, se firmando como o maior evento literário do país. Sempre com a missão de democratizar a literatura para todos os públicos e gerações, a LER é um encontro sobre livros e ideias em que cada visitante se sente parte integrante dessa experiência.

 

O Circuito abraça as 14 regiões do estado, ampliando fortemente o acesso às atividades multiculturais e investe na formação de novos leitores, sobretudo crianças, adolescentes e jovens e valorizando alunos e professores fluminenses. São 14 regiões contempladas, 92 municípios envolvidos, durante 8 dias de eventos que focam em milhares de jovens e crianças do ensino médio, fundamental e básico, além de educadores e mediadores de leitura.

 

O objetivo da LER é transformar cada local em que passa em uma Vila Literária e Cultural. O Circuito LER PARA VA-LER é inclusivo, abrangente, democrático e oferece ao público uma programação multicultural reunindo autores e artistas em torno da paixão transformadora da literatura. É o primeiro festival que contempla todo o estado, da região metropolitana ao interior.

 

O Circuito LER PARA VA-LER inicia seu roteiro na serra Fluminense na cidade Petrópolis, em 13 de novembro, com uma série de oficinas, debates, saraus, contações de histórias, teatro e atividades multiculturais. Serão oito dias de programação intensa e multidisciplinar em cada cidade. Encontros entre diferentes autores e profissionais de áreas diversas como a da justiça, psicanálise, astronomia, entre outros. Nomes da cena nacional estarão presentes, como Eduardo Bueno, Mary Del Priore, Jessé Andarilho, Eliana Alves Cruz, João Barone, Adriana Falcão, Luly Trigo, Braulio Tavares, Clara Alves, entre outros.

 

A acessibilidade e a inclusão são alguns dos pontos fortes da LER, que trabalha em todas as suas edições atividades como as leituras em braile e em libras, visitas guiadas e a confecção de livros sensoriais.

Mais que apenas estimular a LER, inspirar para transformar a vida, a comunidade e a sociedade com o poder da leitura e da escrita.

Os espaços do Circuito LER PARA VA-LER

Em cada edição, teremos 30 espaços com atividades contínuas; 800 escritores, autores e artistas; dezenas de editoras e livrarias com milhares de livros; cerca de 600 peças, oficinas, atrações e intervenções literárias.

 

Café do Livro, espaço reservado para bate-papos entre autores com diferentes perspectivas sobre a criação de obras, história, política e identidade, a LER é um festival que celebra a língua portuguesa! 


O Palco da Palavra  é um espaço que irá receber grande parte dos jovens estudantes e seus professores. Pensando neles, a programação é focada em autores de obras juvenis, autores e personalidades pops, influenciadores que tenham relação com a literatura e autores ligados à música. O público pode conferir apresentações, palestras e lançamentos de livros.

 

Com curadoria de Verônica Lessa e Volnei Canônica, a Tenda Jardim Literário apresenta atividades para o público infantil e juvenil e para toda a família. “Na nossa programação criamos um roteiro em que a literatura seja apreciada por todas as idades. As crianças que participam vão se divertir assim como o adulto que acompanha a crianças”, conta a dupla de curadores. 

 

Espaços como o Teatro Literário, o Circo Poético e o Sarau Literário apresentam peças teatrais educativas e literárias como: “O Alienista”, de Machado de Assis;“Senhora”, de José de Alencar; “O Homem que Sabia Javanês“, de Lima Barreto; “Memórias Póstumas de Brás Cubas“, de Machado de Assis; “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto; e encontros com autores que privilegiam o diálogo e estreitam a relação do jovem com a leitura, promovendo outras formas de contato com a literatura. 

 

Fomentando a economia criativa local, Gisele Lopes fica responsável pelo espaço LER em Movimento, organizando oficinas de cordel, desenho, e uma enorme produção de conteúdos. A novidade fica por conta do Espaço Escola Criativa, sob curadoria de Marina Vieira. Nesse espaço, os artistas envolvem os participantes no processo de criação e de produção de obras, promovendo a experimentação e gerando novas percepções e experiências.

O Encontro LER do Educador: Para Professores, Diretores, Mediadores de Leitura

O Encontro LER do Educador é um espaço cuidadosamente pensado para professores, diretores, mediadores de leitura e demais profissionais da área de educação. A programação conta com diferentes autores e profissionais de áreas diversas e de forma bastante multidisciplinar. Com 4 dias de duração, o Encontro LER do Educador foi desenvolvido especialmente para professores, diretores, mediadores de leitura e demais profissionais da área de educação. Com uma estrutura de três tendas e duas salas de oficinas exclusivamente dedicadas aos educadores, a LER – O Festival do Leitor reforça ainda mais seu pilar que é: o livro como instrumento de transformação.  

VENDA DE INGRESSO NO LOCAL

R. Expedicionário Ari Rauen, S/N – Columba, São Gonçalo – RJ, 24744-150
Passaportes disponíveis a partir de 29 de novembro de 2021
Programação do Circuito LER para Va-LER e Encontro do Educador disponíveis a partir de 29 de novembro de 2021.